score de crédito

Score de crédito: 4 dicas sobre como aumentar o seu

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


O score de crédito é uma das formas utilizadas pelos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa, por exemplo) para poderem avaliar o perfil de cada cliente com base nos registros e hábitos de pagamentos relacionados ao seu CPF.

A classificação do score de crédito pode variar entre 0 e 1000 pontos. Uma pessoa com score igual ou menor que 300 é considerada como um risco para as instituições prestadores de serviços de crédito.

Ou seja, quanto menor o score, maior a insegurança para a concessão de empréstimos, financiamentos, aberturas de contas, cartões de crédito e muitas outros serviços relacionados.

De forma resumida, além de uma pontuação que não passa de 300, ter um score de crédito baixo significa que, para os órgãos de proteção ao crédito, você tem uma grande tendência a deixar de pagar as suas dívidas e torna-se inadimplente.

Atualmente, os principais órgãos de proteção ao crédito são os seguintes: SERASA Experian, SPC, SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito da Associação Comercial de São Paulo [ACSP]) e CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central).

Quer saber quais são os dados utilizados para poderem calcularem a pontuação do meu score? Então confira alguns exemplos presentes na lista logo abaixo:

  • Situação do nome: limpo ou sujo;
  • Contas com saldos quitados;
  • Contas não pagas ou atrasadas;
  • Relação com as instituições financeiras;
  • Solicitações de análise de crédito.

Dicas para aumenta seu score de crédito

Para te ajudar no processo de aumento do score de crédito preparamos este conteúdo com algumas dicas importantes para conseguir conquistar o seu objetivo de obter uma boa pontuação.

Não deixe suas contas atrasarem

Para ter um score alto é super importante pagar as contas em dias. Quando atrasamos as nossas dívidas, de certa, mostramos para os órgãos de proteção ao crédito que não somos bons pagadores e obviamente, a nossa pontuação vai lá em baixo.

Limpe o seu nome

O melhor meio de pagar as sua dividas em aberto com as instituições financeiras é através da busca por uma negociação negociação amigável, solicitando um desconto. Geralmente eles costumam ser generosos e de fácil aceitação.

Parcele compras no seu nome

Quando todas as sua compras são feitas à vista, utilizando dinheiro em espécie e sem informar o seu CPF, os órgãos não conseguem identifica-las, muito menos atribui-las à sua pessoa.

Logo assim, você não é visto como um consumidor, diferente de pessoas que estão sempre fazer compras e parcelando elas no próprio cartão de crédito.

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados

Demostre a maior transparência possível. Informe os seus dados corretamente e sempre deixe eles atualizados, para que a realização de contato contigo ocorra mais facilmente. Apresente todas as informações necessárias.

Quanto tempo demora para aumentar o meu score de crédito?

Não existe um prazo definido para que de fato aconteça um aumento no seu score. Se você já ouviu esse tipo de afirmação em algum lugar, saiba que não é verdade. São apenas especulações.

Existe a possibilidade de pagar para ter o meu score aumentado?

Não, não existe essa possibilidade, não passa de um mito. Se você deseja subir a sua pontuação, cumpra as recomendações de estar em dias com as suas dívidas e aguarde até que as alterações nos seus pontos aconteçam, de forma natural.

Qual o score de crédito mínimo necessário para que eu possa realizar um financiamento?

Quem decide se você está apto para o recebimento do crédito é a instituição em que você irá solicita-lo, e isso varia bastante de uma para a outra. Por tanto, você só irá descobrir após passar pela análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore.
Lorem ipsum dolor sit amet, adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore.